Dentre os sintomas psico-emocionais da depressão destacam-se a apatia, desânimo, indiferença, falta de esperança e desprazer. Os principais sentimentos depressivos destacam-se a rejeição, a inadequação e a carência.
A pessoa deprimida se recusa a interagir com o ambiente, se nega a viver, rompe com o meio e mergulha nas suas sensações de apatia, desânimo e nos seus temores. Esse estado demonstra um esvaziamento do ser e cisão com o meio e com o próprio corpo; alimenta-se mau, abandona os cuidados com a higiene pessoal e da casa. A depressão provoca profundo sofrimento. Não há culpados tampouco vilões, apenas vítimas de si mesmos.
Novo padrão: buscar em si algum propósito que mobilize o seu afeto e resgate a satisfação; olhar para as situações que dependem se si, sem cobrança nem desespero; tentar acordar para viver o que é bom, sem medo de ser feliz.
A reversão do processo depressivo depende unicamente da pessoa, somente ela própria pode sair dessas “teias da mente” que ela própria teceu para si e caminhar ruma a vivacidade. Dica de cromoterapia: cor laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário