Páginas

sábado, outubro 20, 2012

Sobrepeso e Obesidade

O nosso amigo Valcapelli está publicando 6 padrões de comportamento que refletem o sobrepeso e a obesidade. Ele tem postado um aspecto por vez, então, conforme ele vai disponibilizando, vou colocando aqui pra vocês.
 
1. A imaturidade emocional.
A pessoa não se sente em condições de encarar de frente os seus obstáculos, precisa de alguém para encorajá-la e, principalmente tomar suas defesas nos momentos de perigo. A dependência de alguém do seu lado para recorrer naqueles momentos difíceis, gera apego.
Quando por algum motivo o relacionamento termina, surge o desespero. A fragilidade emocional influencia na alteração do metabolismo, produzindo as camadas de tecidos adiposos que revestem o corpo criando uma falsa sensação de proteção. Novo padrão: fortaleça as suas emoções, sinta-se em condições de confrontar os obstáculos sem a ajuda de ninguém; expresse os sentimentos sem medo de tornar-se dependente ou de sofrer como as decepções amorosas e ou fraternas.
 
2. A crença na falta.
A pessoa sente uma lacuna em seu interior, que não é preenchida nunca. Ela busca se envolver co
m as coisas supérfluas, para se sentir confortável, mas sempre falta algo é um eterno vazio emocional. Essa condição pode se agravar a ponto de se tornar uma guardadora compulsiva. Nesse caso o ambiente cresce ou melhor “engorda” e a pessoa permanece com o seu peso normal. Outra condição frequente encontra-se nos apetrechos que a pessoa carrega com ela, sacolas, bolsas cheias, a maioria dos pertences que carrega consigo nunca usa, é um excesso de precaução que, na verdade representa o padrão de lacuna emocional. Como o alimento proporciona prazer e sensação preenchimento a pessoa excede na alimentação, que afeta diretamente sobre o seu peso corporal. O próprio tecido adiposo representa uma espécie de manto de proteção, proporcionando falsa sensação de conforto e segurança.
Novo padrão: promova o esvaziamento interior, despoje do passado, liberte-se dos medos e saia da insegurança. Como isso é possível? Por meio da consciência. Pense: o passado está distante, não queira remontar no presente com as chagas vividas ou com os bons tempos que se passaram; não viva atolado na saudade das pessoas queridas que não estão mais do seu lado; sinta-se confiante e seguro de que nada de ruim vai acontecer, põe-se do seu lado e se dê apoio para se sentir seguro. Acredite você já tem tudo para ser feliz, não lhe falta mais nada, só você! Dica de cromoterapia: luz e água solarizada laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

3. Insatisfação.
A pessoa vive em busca de algo e não sabe nem definir ao certo o que busca. A cada momento está idealizando algo, por mais que alcance um objetivo, não se contenta, quer mais e mais. O desejo de conquista exacerbado pode provocar as compulsões alimentares e consequente elevação de peso. O corpo aumenta a silhueta numa dimensão condizente com a necessidade de conquistas materiais e de obter amplos espaços sociais e econômicos.
O culto ao ter sufoca a expressão do ser. O fascínio pelos pertences materiais dificulta a percepção dos conteúdos emocionais e afetivos; em virtude desse padrão surgem as carências que levam ao consumo exagerado de doces. A ingestão excessiva de calorias impacta negativamente na “balança”, elevando o peso.
Novo padrão: Expansão econômica comedida, afinal, do que adianta conquistar se não tiver saúde e disposição para usufruir; desempenhe bem as suas tarefas que os bons resultados são consequências; faça o suficiente que isso o levará a comer o suficiente, só o suficiente; aprecie as conquistas e considere os bons resultados alcançados; busque melhorar o seu desempenho, mas não queira alcançar a perfeição; seja só você, faça por você e procure viver bem com o que conquistou. Dica de cromoterapia: aplicar luz laranja e água solarizada laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

4. Defesa e da proteção de si mesmo.
Essa proteção pode ser relacionada tanto a expressão dos conteúdos emocionais, quanto a exuberância e o poder de sedução.
A pessoa julga os seus componentes internos inadequados. Sente-se profundamente incomodada com o que lhe acontece, mas não se posiciona. Acomoda-se as situações indesejáveis, contém os seus ímpetos, pois se der vasão àquilo que pensa pode ferir suscetibilidades ou causar conflitos, comprometendo a harmonia da convivência. A repressão desses componentes internos intensifica-os, ocasionando uma espécie de ebulição emocional, praticamente incontrolável.
Esse estado pode ocasionar a compulsão alimentar e consequente alterações metabólicas, provocando a elevação do peso. As camadas adiposas proporcionam sensações de contenção dos componentes internos ameaçadores.
Outro padrão de negação é o da sedução. A pessoa se sente constrangida por chamar atenção, mais que isso, a sua sensualidade causa-lhe transtornos e frequentes conflitos, suscitando ciúmes do(a) parceiro(a). Em certos momentos teme não resistir aos encantos da sedução. Caso venha a ceder, isso ocasionaria grandes problemas relacionais. Para se proteger da própria sensualidade, constitui o revestimento adiposo para conter o seu poder de sedução e consequente redução da silhueta que exibem a beleza do seu corpo.
Novo padrão: aprenda a lidar como as suas emoções em vez de reprimi-las; aceite os sentimentos, mesmo aqueles que podem comprometer a convivência, pois não adianta conviver bem e ser infeliz; saia do comodismo e seja mais autêntico; não tente agradar os outros, pois uma pessoa agradável não á aquela que fala o que os outros querem ouvir, mas sim aquela que usa o bom senso para expor o que sente.
No tocante à sensualidade, pare de negar os seus encantos, aceite o seu poder de sedução e se garanta nas suas escolhas, pois você só fica com quem escolhe e não com quem te seduz.
Dicas de Cromoterapia: Aplicar luz laranja e tomar água solarizada laranja.

domingo, outubro 07, 2012

Falta de ar

falta de arSegundo a Metafísica da Saúde o Sistema Respiratório reflete a interação com o ambiente, tanto a expressão no meio, quanto a interiorização dos eventos exteriores.

A falta de ar representa a negação de interagir com o meio. Tanto a resistência de admitir o que se passa ao redor, quanto o medo de se expor perante os outros. Em virtude da falta de habilidade para lidar com as adversidades, a pessoa se recusa a aceitar as dificuldades existenciais. Não consegue interagir com o ambiente, seja por bloqueio, seja por excesso de rigor.

Novo padrão: torne-se mais receptivo ao mundo e menos exigente para consigo mesmo. Não tema os resultados da sua exposição, tampouco sinta-se afetado pelos eventos exteriores.

Dica de Cromoterapia visualizar ou aplicar a cor Laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Esporão de calcâneo

esporãoEsporão de calcâneo, segundo a metafísica da saúde, refere-se aos ferimentos gerados por aquilo que deu errado e a pessoa se responsabiliza ou se culpa.

Todas as vezes que se depara com esses infortúnios, se abala como se aquele fato fosse uma espécie de “lança que perfura o peito” provocando profundos abalos emocionais.

Novo padrão: respeite os processos alheios, não se responsabilize pelos desacertos dos outros, tampouco se culpe.

Dicas de Cromoterapia: aplique luz azul no calcanhar. Essas considerações não dispensam o tratamento médico.

Espinhas

espinhasConforme os conceitos da Metafísica da Saúde, espinha representa a não aceitação de si frente à vida. Reprovação do seu jeito de ser ou da maneira como procede diante dos outros.

Novo padrão: busque a autoaprovação, respeite a sua natureza e seja autentico com os outros e sincero para consigo mesmo. Não se sinta inferior por uma mera característica. Não permita que nada ou ninguém denigram os seus potenciais.

Dica de cromoterapia: Usar luz amarela. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Endometriose

endometrioseSegundo a Metafísica da Saúde, endometriose refere-se a necessidade de ser aprovada em relação ao seu próprio jeito de ser.

A mulher se mobiliza excessivamente aos outros buscando o reconhecimento. Ela mesma não se apoia, quer que tudo seja do seu jeito porque não sabe lidar com as diferenças; aceitar os outros como eles são, sem interferir no estilo alheio, tampouco negligenciar a si mesma.

Dica de cromoterapia: Usar luz laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Enxaqueca

dor de cabeçaDor de cabeça ou enxaqueca, segundo a Metafísica da saúde, representa elevado nível de resistência em acatar os acontecimentos inusitados; opor-se aos obstáculos e não admitir as situações inesperadas; ficar indignado com os imprevistos e o desejo de manter certo controle sobre as ocorrências.

As pessoas que sofrem de enxaqueca costumam ser extremamente responsáveis. Quando surgem os sintomas de dores de cabeça, deve-se observar o nível de exigência para consigo mesmo e com os outros, geralmente é elevado.

Novo padrão: procure ser mais suave na relação com os fatos. Desenvolva uma visão poética da vida, não entre na ansiedade, não cultive revolta e evite ficar indignado com os acontecimentos. Saiba mais no livro Metafísica da Saúde, volume 4.

Dicas de Cromoterapia: Luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Diverticulite

diverticuliteDiverticulite, segundo a metafísica da saúde, refere-se a um estado interior de saudosismo e arrependimento.

A tristeza e amargura fazem morada no coração das pessoas afetadas por essa infecção dos divertículos existentes nas paredes do intestino grosso. Quando os resultados não correspondem com as expectativas, podem gerar revolta. O empenho ao bem-estar alheio é grande e os resultados não foram a contento.

Novo padrão: desprenda-se dos golpes sofrido por aqueles que consumiram toda a sua atenção e não tiveram o mínimo de reciprocidade. Viva o presente sem lamentar o passado.

Dica de Cromoterapia: luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Diarreia

diarreiaFisiologicamente a diarreia é um sintoma associado a diversas perturbações intestinais, processos infecciosos e outros.

Segundo a concepção da Metafísica da Saúde, esse sintoma está relacionado com a dificuldade de elaboração dos aborrecimentos. Trata-se de uma maneira peculiar de lidar com os fatos marcantes que atingem os mais caros sentimentos.

A pessoa acometida por esse sintoma, quando se depara com situações decepcionantes, em vez de encarar os fatos, e buscar um meio de sanar os conflitos, prefere esquecer ao se envolver com outras questões. Desse modo não atinge o cerne das questões, protelando as soluções.

Novo padrão: por mais difícil que seja admitir certas verdades, não se deve negar ou fugir a elas. A descoberta das causas representa um grande passo para a solução dos conflitos.

Dicas de Cromoterapia: Luz ou água solarizada azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Dentes

dentesDe acordo com a Metafísica da Saúde os dentes representam firmeza, determinação e capacidade de tomar decisões com segurança.

Portanto, problemas dentários referem-se a instabilidade emocional e dúvidas que abalam a força realizadora.

Novo padrão: Procure desenvolver a segurança necessária para tocar seus projetos de vida, não se deixe abalar pelas situações ao redor. Acredite na sua capacidade realizadora e seja determinado para alcançar seus objetivos.

Dicas de cromoterapia para dor de dente e problemas gengivais: luz azul e bochecho com água solarizada na cor azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Dengue

O contágio da dengue se dá com a picada do mosquito que insere o vírus no corpo, instalando a doença.

dengueNo âmbito da Metafísica da Saúde esse processo equivale aos impactos emocionais causados pelas más notícias.

Os temores coletivos infiltram na mente da população e a negatividade passa a fazer morada no Ser. As fortes reações como a raiva e indignação em relação aos acontecimentos desastrosos criam um campo propício, para a propagação de doenças infecciosas como a Dengue.

Novo Padrão: encare os eventos ruins com menos drama e maior compaixão. Dramatizar aumenta a negatividade. Acesse os potenciais do seu Ser e deixe a solidariedade e a compreensão tomar conta do seu olhar sobre os acontecimentos. Acredite: o que aconteceu de ruim com os outros não acontecerá com você necessariamente.

Dicas de Cromoterapia: aplicar luzes verde, azul e violeta, tomar água solarizada com a cor violeta. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Coluna vertebral

coluna vertebralColuna vertebral, segundo a Metafísica da Saúde, representa o eixo de sustentação interior, confiança em si mesmo e autoapoio.

A medida em que se torna o maior aliado de si, principalmente frente as adversidades existenciais, metafisicamente mantém a coluna saudável. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Canal dentário

canal dentárioProblemas no canal dentário, segundo a Metafisica da Saúde, estão relacionados a profundos abalos emocionais que afetam aquilo de que se acredita.

As crenças são constituições mais profundas do Ser, que norteiam suas decisões e compõem o senso do que é certo ou errado e definem os rumos de atuação. Portanto, quem afeta o seu canal dentário sofreu profundas decepções.

Novo padrão: Elabore as situações decepcionantes, não se deixe corroer pela indignação e revolta, saia fortalecido das experiências “amargas” busque a maturidade emocional.

Dicas de Cromoterapia: aplicar luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Asma

asmaNo âmbito Metafísico, a asma refere-se ao sentimento de inferioridade, seguido de mecanismos de compensações, para produzir uma condição de falsa superidade perante os outros.

Novo padrão: não queira impressionar os outros, se fortaleça interiormente. Sinta-se bem consigo mesmo. Aceite os seus limites, e torne-se o seu maior aliado.

Dica de cromoterapia, aplicar luz laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Alergia

Os sintomas alérgicos, segundo a Metafísica da Saúde, são desencadeados pelo estado de alerta e exagerada prontidão diante das situações existenciais, a postura defensiva ao invés de encarar os fatos estimulam as atividades imunológicas, tornando ineficientes as defesas do corpo em relação aos agentes invasores.

alergiaAs alergias demonstram a inabilidade das pessoas para lidar com acontecimentos correlacionados as áreas do corpo afetada, tais como:

Alergias de pele: alerta nos contatos;

Alergias digestivas: alerta aos acontecimentos;

Alergias respiratórias: aleta em relação as conjecturas desfavoráveis da própria mente.

Novo padrão: superar os medos e confrontar as adversidades, confiante no sucesso; ser mais amistoso e menos agitado.

Dicas de Cromoterapia: aplicar luz azul na região afetada. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

sábado, outubro 06, 2012

Sinusite

406538_1747832151704_676400527_nSinusite, metafisicamente, refere-se à irritação provocada pelas pessoas do convívio.

A verdadeira causa dessa irritação não é bem o que elas fazem, mas sim o fato de não corresponderem ao que se esperava delas.

Novo padrão: Não faça expectativas sobre os outros, procure aceitar o que os outros têm a lhe dar, não se frustre por não ser o desejado.

Na cromoterapia aplique luz azul. Ao persistirem os sintomas procure o médico.

Inchaço

404344_1743996895825_495399525_nA drenagem linfática refere-se a volta a si mesmo. A capacidade de acessar os próprios potenciais.

Má drenagem linfática ou inchaço, segundo a metafísica da saúde refere-se a dificuldade de voltar a si, conectar a força interior e expor o seu potencial nas situações cotidianas.

Alterações na tireóide

401037_1742526499066_1483251677_nNódulos na tireóide, segundo a metafísica da saúde, representam os bloqueios na execução dos potenciais e impedimentos para realizar os anseios.

Câncer na tireóide, segundo a metafísica da saúde, representa profundos abalos diante dos impedimentos existenciais, mágoas por não conseguir executar os seus maiores objetivos e impedimentos da felicidade amorosa ou profissional.

Tireóide

400557_1739406461067_378099822_nA tireóide secreta hormônios responsáveis polo ritmo metabólico do corpo, que são determinante para a estabilidade de peso.

No âmbito metafísico da saúde refere-se a capacidade de viabilizar no mundo aquilo que se almeja. Ela é uma espécie de ponte entre as aspirações internas e as realizações no ambiente.

Alterações na voz

385024_1735755289790_1391294830_nA garganta manifesta a força de expressão e a capacidade realizadora do ser.

Verbalizar é o primeiro passo para a realização. Sentir-se em condições de executar aquilo que almeja representa, segundo a metafísica da saúde, proporciona saúde da garganta.

Alteração ou perda da voz é sentir-se incapaz diante dos acontecimentos.

Pedras na vesícula

MOA-CO~1A vesícula biliar refere-se a ponderação e comedimento.

Saber dosar a expressão, se colocar no momento oportuno. Quando sufocamos nossa expressão e não expressamos os aborrecimentos, segundo a metafísica da saúde, pode somatizar pedras na vesícula.

O laranja é a cor indicada para esse distúrbio.

Osteoporose

406434_1730169630152_1438494818_nSegundo a Metafisica da saúde osteoporose é a somatização de uma vida dedicada ao exterior e da negligência para com os potenciais do ser.

Para manter saudável as fibras ósseas, sinta-se seguro e confiante. Antes de agir no mundo e ancore em si mesmo.  A cor indicada é o verde-limão.

Queda de cabelos

422779_1947313218606_149873575_nNo âmbito metafísico, os cabelos representam nossa defesa e proteção.

Portanto, queda de cabelos representa falta de autoapoio e perda da sustentação interior, ocasionando a busca de proteção e segurança nas situações exteriores ou nos outros, em vez de fortalecer a autoconfiança e fazer uso do poder de decisão.

Novo padrão: Procure referenciar-se em si mesmo; sentir-se bem em relações as decisões tomadas; apoiar-se nas ações, sem depender tanto dos resultados; prestigiar a capacidade realizadora.

Dica de Cromoterapia: usar luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Varizes

418444_1951645366907_1715176255_nVarizes, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se à dificuldade de expressão dos potenciais e falta de habilidade para lidar com os próprios talentos.

Tem capacidades, mas não transfere os seus conteúdos para o cotidiano. Cumpre com os compromissos e é eficiente na execução das tarefas, mas não se dedica àquilo que realmente gosta.

Novo padrão: assuma os seus potenciais e realize aquilo que é capaz.

Dicas de cromoterapia: Laranja, verde e azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Gripe

562153_1977041321790_626011255_nGripe, segundo a Metafísica da Saúde, representa um estado de confusão interior provocado pelos acontecimentos inusitados.

A falta de habilidade para lidar com os novos acontecimentos provoca dúvidas e incertezas em relação ao desenrolar dos fatos. Falta convicção nos bons resultados.

Novo padrão: acredite que tudo dará certo; confie na sua capacidade de aprender o que é necessário para ser bem sucedido nas situações novas do cotidiano. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Síndrome do túnel do carpo

558295_1988443566839_1363069772_nA síndrome do túnel do carpo é caracterizada por dormência, formigamento, queimação e dor contínua nos dedos polegar.

No âmbito metafísico refere-se às restrições nas atuações e a sensação de incapacidade de tomar decisões e de executar as suas tarefas.

Novo padrão: sinta-se capaz de tomar decisões, independente das opiniões alheias; prontifique-se a realizar aquilo que cabe unicamente a si mesmo; não permita que as limitações da realidade, restrinjam a sua mobilidade na execução das tarefas. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Pancreatite

536323_2009859862233_1240171787_nO pâncreas, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se à capacidade de tirar proveito daquilo que se vive, sem comprometer o “sabor” da experiência.

O processo inflamatório do órgão (pancreatite) significa elevado grau de irritabilidade com as ocorrências do meio e não saber lidar com as adversidades, tampouco superar as contrariedades.

Novo padrão: ressignificar os problemas vividos; recuperar o bom humor; vivenciar as mesmas situações do passado, acrescidas das experiências e sem medo de errar ou de sofrer novamente.

Dicas de Cromoterapia: para os problemas pancreáticos como o diabetes indica-se a cor amarela; para a pancreatite, usar verde e azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Meningite

292204_2024772235033_1150564604_nNo âmbito metafísico, a infecção das meninges refere-se aos abalos causados pelos acontecimentos ruins.

Profundas decepções que afetam os principais objetivos da existência. Esses eventos provocam a revolta, que corrói as forças de superação, dificultando a pessoa de se recompor diante das adversidades.

A meningite pode ocorrer em crianças, demonstrando metafisicamente que aquele ser, mesmo na tenra idade, ao se deparar com eventos ruins do lar, que envolvem os entes queridos, sente-se profundamente afetado e revoltado.

Novo padrão: procure se recompor interiormente e sentir-se forte para recomeçar ou enfrentar as adversidades, não se deixe contaminar pela revolta ela o distancia das soluções e só agrava os problemas, internalizando os conflitos.

Dica de Cromoterapia aplicar luz violeta. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Coceira

A coceira, segundo a Metafísica da Saúde, representa elevado grau de insatisfação.

538588_2045401990764_492329236_nExistem dois aspectos que podem ocasionar essa sensação de descontentamento: as expectativas demasiadas sobre o externo ou elevada exigência para consigo mesmo. O ato de coçar representa uma maneira de saciar ou obter prazer não houve nas ocorrências.

Cada parte do corpo represente um tipo de insatisfação:

Nos braços: insatisfação em relação ao que foi feito;

Nas pernas: desagrado em relação as bases de apoio e a trajetória de vida;

Nos órgãos genitais: desgostos e frustrações em relação à vida íntima, ou para com aqueles que estão a sua volta.

Novo padrão: procure interagir com o meio reconhecendo as devidas proporções do que acontece; diminua as expectativas e contemple a realidade, da forma como ela se apresenta.

Dica de cromoterapia: aplicar luz azul na região. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Herpes genital

531166_2051802950784_1312138994_nHerpes genital, no âmbito da Metafísica da Saúde, refere-se a invasão da privacidade ou da intimida dos sentimentos.

A pessoa se sente vulnerável às críticas e as reprovações dos outros, principalmente no que compete as formas de prazer íntimo ou existencial. Falta aceitação em relação as suas preferencias sexuais e suas predileções na vida. O prazer sexual encontra-se comprometido e prejudica outras formas de prazer na vida.

Novo padrão: aceitar as preferências íntimas e aquilo que aprecia na vida; não se sentir obrigado a justificar aos outros aquilo que compete somente a si; não depender da aprovação dos outros, assumir o seu jeito se ser e as formas de obter satisfações agradáveis.

Dica de Cromoterapia: luz azul e violeta. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Flebite

543254_2062421656245_1765316673_nFlebite, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se à intolerância em relação aos acontecimentos desagradáveis.

A pessoa se irrita com facilidade e se queixa com frequência, no entanto ela não viabiliza os meios para sanar os problemas; reclama mais não age.

Novo padrão: utilize os recursos internos e as condições do ambiente para resolver as confusões. Verbalizar é bom, mas agir é necessário. Queixas sem ação é desperdício de potencial. Minimize a irritabilidade dos discursos e aumente a agilidade em busca das soluções.

Dicas de Cromoterapia: visualização do azul e aplicação de luz azul no local.Ao persistir os sintomas, procure o médico

Trombose

577517_2066553279533_326455966_nTrombose, de acordo com a Metafísica da Saúde, refere-se a elevado grau de pessimismo.

A pessoa não vê possibilidade de alcançar os seus objetivos, cria obstáculos para ela mesma, conjectura possibilidades desfavoráveis ao sucesso.

Novo padrão: acrescente a força de ação, ingredientes de confiança e fé nos bons resultados. A mesma força psíquica despendida para as chances de dar errado pode ser canalizada para as perspectivas favoráveis. Ação com convicção resulta em sucesso.

Dica de cromoterapia: aplicar luz verde e tomar água solarizada na cor verde. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Bexiga caída

427901_2075207775890_710449499_nBexiga caída, no âmbito da Metafísica da Saúde, refere-se a presença de resquícios relacionais vivenciados no passado.

Os ingredientes emocionais nocivos, que não são desprendidos e permanecem vivos nas lembranças; essa condição emocional tanto afeta a bexiga, quanto interfere negativamente nas relações afetivas atuais.

Novo padrão: desprenda-se do passado; não se deixe contaminar negativamente pelas lembranças negativas do passado, viva intensamente o presente e se entregue aos relacionamentos atuais, sem medo de ser feliz. Dica de Cromoterapia: Luz amarela. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Colesterol

522707_2079916333601_902955588_nColesterol alto, no âmbito metafísico, refere-se as iniciativas sem conclusões.

A pessoa é intensa e disposta, se propõe a executar várias atividades ao mesmo tempo, no entanto não consegue concluir a maior parte delas. A subjetividade é um comportamento comum nas pessoas com elevadas taxas de colesterol.

Novo padrão: seja mais seletivo ao escolher as tarefas, para não se sobrecarregar; tampouco assuma mais incumbência do que é possível realizar; procure não deixar nada pendente nem seja displicente com os afazeres; coloque um ponto nas atividades. Dica de Cromoterapia: Luz Laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Câncer

O câncer, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se a mágoas e ressentimentos.

562732_2091110893458_1717012821_nAs pessoas se abalaram profundamente com os acontecimentos ruins vivenciados. Elas projetaram elevadas expectativas sobre os outros ou nas situações existências, quando ocorreu os insucessos, se frustraram. Os excessos de expectativas agravaram as decepções, transformando-as em mágoas. Pode-se dizer que o maior causador das mágoas são as próprias pessoas que se magoam, pois elas intensificam os abalos com sentimentos revoltosos.

As lembranças dos episódios ruins (ressentimentos) vão tomando conta do Ser, adormecendo os seus potenciais. São criadas espécie de barreiras emocionais de contenção dos talentos, comprometendo a interação com o mundo exterior.

Novo padrão: desprenda-se dos infortúnios; não se deixe corroer pelos arrependimentos e rancores, viva no presente e não reviva o sofrimento; assuma a parte que compete a si nos insucessos, pratique o auto perdão e perdoe.

De acordo com a região do corpo em que se manifesta o câncer, refere-se a determinada área vida e contenção de certos potenciais latentes do ser.

Vejamos alguns exemplos de câncer:

Mama: decepções nos relacionamentos familiares e/ou amorosos, contenção da ternura e afetividade;

Útero ou Próstata: frustrações relacionadas ao seu jeito de ser, autoreprovação pelos insucessos e negação do seu estilo;

Tireóide: sentir-se impedido de alcançar os objetivos existenciais, felicidade interrompida;

Garganta: contenção da força expressiva.

Dicas de cromoterapia: azul e violeta. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Dores nas costas

Dores nas costas podem ser decorrentes de inúmeras causas físicas, na maioria dos casos estão associadas a erros posturais no trabalho ou em casa.

577812_2100796695597_1865889999_nNo âmbito metafísico estão associadas aos sentimentos produzidos durante a execução das tarefas, dentre eles destacam-se: frustração, autocobrança, autoagressão e outros. Cobrar muito de si é um desrespeito para com os limites da habilidade e da vontade.

Os exageros cometidos para dar conta das tarefas ou favorecer aos outros são condutas que ferem a si mesmo e comprometem o bem-estar físico e emocional. No volume 4 do livro Metafísica da Saúde estão desenvolvidos vários temas relacionados a coluna vertebral.

Novo padrão para minimizar as dores nas costas: permita-se ao repouso necessário para repor as energias; reserve tempo para fazer aquilo de que se gosta. Dica de cromoterapia: luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Lado direito do corpo

574931_2113761459708_118519301_nO lado direito do corpo, segundo a Metafísica da Saúde refere-se a nossa expressão no mundo e a manifestação das vontades.

Problemas nesse lado do corpo, em geral, estão relacionados a conflitos ou contrariedades no tocante ao que produzimos ou externamos; dentre eles destacam-se medo de se expor perante os outros ou ser criticado pelo que fazemos.

Novo padrão: não dependa da opinião dos outros, tampouco tema se ser julgado; procure valorizar suas ações; acredite em você. Dicas de cromoterapia: usar as cores azul e laranja. . Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Lado esquerdo do corpo

577886_2116042956744_175977806_nLado esquerdo do corpo, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se a atitude acolhedora; a maneira com somos tratados e as respostas obtidas das ações.

Problemas recorrentes no lado esquerdo, em geral, relacionam-se aos conflitos associados a maneira como somos atingidos pelas ocorrências do meio e, principalmente, como nós mesmos nos tratamos (autorrespeito e autovalor).

Novo padrão: eleve o amor-próprio e resgate a autoamizade. Dica de Cromoterapia: cor azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Transtorno bipolar

Transtorno bipolar do humor, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se a falta de sustentação interior na manifestação dos potenciais.

576433_2140257722098_1668166977_nNa fase em que se dedica intensamente a tudo o que está a sua volta, age praticamente sem pensar, não elabora as ocorrências exteriores. Possui baixa resistência a frustrações; quando se decepciona, se recolhe em seu mundo interior, deprimindo-se.

Novo padrão: estabeleça um envolvimento profundo com as situações existenciais; além de atuar, elabore os significados dos episódios e também das próprias ações; encare a realidade dos fatos por mais decepcionante que sejam não negue a verdade, tampouco mergulhe nas decepções isolando-se de tudo e todos, isso não resolve os conflitos existenciais; seja presente o tempo inteiro e faça só o suficiente para cada momento. Dicas de Cromoterapia: cor verde; na fase maníaca, indica-se também o azul e nos períodos depressivos, o laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Coluna cervical

179580_2151351359432_31839206_nA região cervical da coluna vertebral, segundo a Metafísica da Saúde, refere-se a firmeza e sustentação psíquica.

Dor na cervical significa extrema agitação e falta de apoio aos seus pontos de vista; busca aprovação dos outros e negligencia suas vontades próprias. Esse estado provoca exaltação interior e turbulência mental.

Novo padrão: resgate a ordem mental; apoie os seus próprios pontos de vista; não se complique pelos outros e seja mais partidário a si mesmo. Dica de Cromoterapia: aplicar cor azul na região. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Artrose

Artrose é um desgaste das articulações que, no âmbito metafísico refere-se a dificuldade de ceder e abrir mão dos seus pontos de vista.

575774_2207282037664_1696551113_nCeder as vontades pode ser inevitável frente as adversidades, porém, dificilmente as pessoas se refazem diante das frustações, a maioria delas ficam chateadas a ponto de perderem a disposição para as novas opções que o momento oferece.

Fazem o que é necessário, mas não sentem a menor graça, visto não ser de acordo com o que planejou ou gostaria que acontecesse.

Novo padrão: aprenda a ceder sem comprometer sua disposição e vontade de interagir com as novas situações; procure retomar a determinação e manter o apreço pelas circunstâncias inusitadas. Dica de cromoterapia: aplicar a cor azul nas juntas afetadas pelos sintomas das dores articulares. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Dor no joelho

392474_2208435466499_699485192_nDor no joelho, segundo a metafísica da saúde, refere-se aos abalos causados pelas situações que se repetem. A pessoa se sente afetada pela reincidência dos episódios existenciais; tão logo se depara com as mesmas ocorrências de outrora, fica indignada com a repetição, como se tivesse que sofrer tudo novamente.

Vale lembrar que, quando a história se repete é porque a sua atuação na ocasião não foi a melhor maneira de resolver os conflitos. Outro fator metafísico relacionado a dor no joelho é quando a pessoa precisa voltar atrás nas suas decisões tomadas ou nas colocações proferidas diante dos outros.

Novo padrão: não resista interagir com as mesmas ocorrências do passado, se algo volta a acontecer é porque a vida renova as chances para o seu aprendizado; ou mesmo se tiver que voltar atrás, faça sem sofrer. Dica de cromoterapia: aplicar luz azul no joelho. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Otite

543212_2216683192687_710427379_nOtite aguda é uma infecção no ouvido, no âmbito da Metafísica da Saúde refere-se aos abalos emocionais causados pelos acontecimentos desagradáveis, em especial aquilo que é pronunciado verbalmente por aqueles que estão em volta.

Importar-se com a opinião alheia ou sentir-se frágil diante de figuras expressivas do convívio, torna a pessoa vulnerável aquilo que ouve. Dentre os principais sintomas fisiológicos da otite, destaca-se a dor no ouvido; de acordo com a metafísica da saúde significa ferir-se com aquilo que lhe é dito; indignação com o que ouve daqueles que o cercam.

Novo padrão: não receba as opiniões alheias como “lanças que perfuram o coração”; reduza as expectativas criadas em relação aos outros, compreenda o momento de cada um. Nem sempre o que é dito diz respeito a quem ouve, quem fala, geralmente expressa o que sente, transferindo para os outros a suas próprias frustrações. Dicas de Cromoterapia: aplicar luz índigo.

Tumor no cérebro

Tumor no cérebro, seja de ordem benigna ou maligna, segundo a Metafisica da Saúde refere-se a conflitos na relação ao poder e autoridade, seja sobre a sua própria vida no comando das situações existenciais, seja em relação à autoridade que os outros exercem sobre si.

540561_2219574784975_178475920_nQuando o poder delegado aos outros for exercido de forma abusiva, pode causar mágoas e arrependimentos em relação aos danos sofridos de ordem materiais ou emocionais. Em vez de retomar o poder e tornar-se autoridade sobre a sua própria vida, a pessoa nutre um sentimento revoltoso em relação a quem a prejudicou.

Novo padrão: assuma que parte dos sofrimentos causados pelos outros sobre si, se deu em virtude das responsabilidades delegadas para os outros, portanto, comece a assumir sua vida e tomas as próprias decisões para reger o seu destino.

Mesmo buscando ajuda na medicina e ficando à mercê das condutas clinicas recomendadas pelos profissionais de saúde, volte a ser aquela pessoa altiva, segura de si e creia que a sua vida voltará a ser um palco para a apresentação do seu “espetáculo” existencial, a fim de obter a realização pessoal. Dica de cromoterapia: aplicar luz violeta. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Síndrome do pânico

317965_2221646076756_1824032811_nSíndrome do pânico é uma condição mental associada a outros transtornos, como distúrbios de ansiedade. No âmbito metafísico refere-se a fragilidades emocionais que provocam sentimentos ameaçadores.

A pessoa interpreta os acontecimentos de forma arriscada e perigosa. Sente-se acuada e incapaz de confrontar os desafios. Qualquer episódio representa um grande obstáculo e as suas fragilidades emocionais enfraquecem ainda mais, dando força às ameaças.

Novo padrão: procure dar força a si e tirar o foco das ameaças, acredite no seu potencial. Se faltarem forças para enfrentar as adversidades não hesite em buscar apoio terapêutico. Dica de Cromoterapia: recomenda-se a cor laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Depressão

Dentre os sintomas psico-emocionais da depressão destacam-se a apatia, desânimo, indiferença, falta de esperança e desprazer. Os principais sentimentos depressivos destacam-se a rejeição, a inadequação e a carência.

177774_2227226896273_113217928_oA pessoa deprimida se recusa a interagir com o ambiente, se nega a viver, rompe com o meio e mergulha nas suas sensações de apatia, desânimo e nos seus temores. Esse estado demonstra um esvaziamento do ser e cisão com o meio e com o próprio corpo; alimenta-se mau, abandona os cuidados com a higiene pessoal e da casa. A depressão provoca profundo sofrimento. Não há culpados tampouco vilões, apenas vítimas de si mesmos.

Novo padrão: buscar em si algum propósito que mobilize o seu afeto e resgate a satisfação; olhar para as situações que dependem se si, sem cobrança nem desespero; tentar acordar para viver o que é bom, sem medo de ser feliz.

A reversão do processo depressivo depende unicamente da pessoa, somente ela própria pode sair dessas “teias da mente” que ela própria teceu para si e caminhar ruma a vivacidade. Dica de cromoterapia: cor laranja. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Gota

552384_2241016200997_900208791_n

Gota é uma doença reumatológica causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.

Segundo a Metafísica da Saúde refere-se ao apego aos sofrimentos do passado, dificultando a mobilidade no presente, principalmente diante das pessoas que o cercam. Sente-se vítima dos episódios ruins e sofre todas as vezes que se depara com semelhante situação. Relembra com detalhes dos sofrimentos de outrora, não raro reclama do que vivenciou.

Novo padrão: desprenda-se dos episódios ruins, viva plenamente o presente, não reproduza as amarguras de outrora. Dica de Cromoterapia: luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico

Bursite

Bursite é a inflamação das bursas, que são cavidades cheias de líquidos, localizadas próximas as articulações, reduzindo os atritos dos movimentos.

548430_2243394580455_1047344498_nSegundo a Metafísica da Saúde refere-se a dificuldade de expressar livremente os sentimentos. A pessoa teme expor o seu afeto, criando uma espécie de engessamento emocional, impedindo-a de ser espontânea. Esse padrão emocional refere-se a bursite nos ombros.

Outras áreas podem ser afetadas pela bursite, como joelho, no cotovelo e no quadril.

Segundo a metafísica da saúde, bursite no joelho, significa não querer “dar o braço a torcer”; no cotovelo, dificuldade para assumir o seu espaço diante dos outros e tomar para si as responsabilidades do grupo; no quadril, não se sente livre diante dos entes queridos e dificuldade de mobilidade perante os familiares.

Novo padrão: supere o embotamento afetivo e transpõe as couraças emocionais, manifestando livremente o que sente; “sem medo de ser feliz”. Dica de Cromoterapia: luz azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Pele

Pele, segundo a Metafísica da Saúde representa um órgão do contato entre o mundo interno e o ambiente, manifestando perante os outros o que é próprio da pessoa. Também representa o limite entre si mesmo e o ambiente.

318725_2273346689239_1168459522_nA pele expressa a maneira como a pessoa se sente e se coloca diante dos outros. Problemas de pele representam, metafisicamente, frustrações e conflitos na interação com o mundo. Cada alteração significa um tipo de abalo emocional no campo de exposição de si, como segue: manchas, situações marcantes que ocasionaram profundos abalos emocionais; dermatite de contato, exaltação interior frente as ocorrências hostis ou contrariedades, em vez de expor o turbilhão emocional e pessoa reprime, manifestando na pele tanto as frustrações quando a irritabilidade.

Novo padrão: para preservar a saúde da pele é necessário respeitar os seus limites, não fazer tantas expectativas acerca do próprio desempenho nas situações externas, satisfazer-se com o que foi possível realizar e não se frustrar por não ter alcançado o ideal.

No caso das Manchas, procure elaborar as emoções ruins e não perpetuar os traumas. Nas dermatites de contato liberte-se das angústias e estabilize o humor, aquilo que não der para conter em si expresse para os outros. Dicas de Cromoterapia: luz amarela e azul. Ao persistir os sintomas, procure o médico.

Glândulas mamárias – nódulos mamários

564049_2285693037890_1647258067_nGlândulas mamárias, no âmbito metafísico referem-se a capacidade de manifestar o afeto e a ternura para com as pessoas queridas; problemas mamários expressam as dificuldades da mulher de interagir com quem ela quer bem e a perda da docilidade. Os nódulos mamários, em especial, representam os bloqueios afetivos e a repressão do amor.

Novo padrão: acesse os seus mais puros sentimentos; permita ser contagiada pelas sensações agradáveis de querer bem ao outro; deposite o seu amor na pessoa amada, ela não é a fonte do seu sentimento, mas sim a direção do seu afeto; ultrapasse as barreiras dos sofrimentos e das decepções de outrora e viva intensamente o seu amor. Dicas de Cromoterapia: Rosa e laranja

Hiperidrose ou transpiração excessiva

Na transpiração excessiva, também chamada de hiperidrose as glândulas sudoríparas são normais, o excesso de suor ocorre devido ao estado emocional. Situações de estresse causadas nos momentos em que a pessoa precisa se expor perante os outros aumentam significativamente a transpiração.

558351_2293006020710_1411443731_nNo âmbito da Metafísica da Saúde refere-se a dificuldade de expor o seu potencial. Trata-se de pessoas que são capazes, no entanto não dão vazão as suas qualidades. A timidez e o acanhamento são componentes emocionais que reprimem a pessoa, dificultando a sua exposição pública.

Estudos científicos apontam como causa orgânica o excesso de liberação da Acetilcolina. Metafisicamente esse neurotransmissor refere-se as atitudes favoráveis à interação com o ambiente; disposição para atuar com precisão nas questões do cotidiano. Portanto, as pessoas têm capacidade e vontade de atuarem, mas se reprimem na hora de se manifestarem.

Não raro as pessoas que transpiram excessivamente se isolam para esconder o seu problema, esse comportamento agrava ainda mais o padrão metafísico de contenção das habilidades.

Novo padrão: não se impressione com as opiniões dos outros, geralmente aqueles que o criticam não são tão hábeis como você; acredite no seu potencial, vença o acanhamento e supere a timidez para que o seu talento seja apreciado pelas pessoas que estão a sua volta. Dicas de Cromoterapia: aplicar luz azul ou visualizar a cor, projetando-a mentalmente na região mais afetada. Ao persistir os sintomas, procure o médico.